quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GUERRA AO RUBOR EXCESSIVO - AVÈNE


Bom dia!


Desde que me lembre, tinha sempre um pequeno problema com as bochechas rosadas, que me davam esse tom de pele sã, mas que eu ás vezes achava exagerado ( a mim não me parecia saudável, como me diziam...)  mas que não podia controlar. Era ficar mais nervosa, ou passar excessivo calor ou frio, que já me vinha uma cor exagerada à cara que parecia que tinha emborcado tintol! E quanto mais pensava que estava vermelha e que mais se notava, mais vermelha ficava! Era um problema crescente! Ora, no Inverno passado, o problema ainda se agravou mais, devido a um frio seco e agreste que se instalou e a minha pele indignou-se. As cores avivaram-se e além disso saiu-me uma espécie de descamação na zona afectada, como se fosse eczema.
Lá tive eu que ir quase a correr pedir conselho ao farmacêutico e deu-me uma combinação de produtos que podiam atenuar este meu mal! Lá vim eu para casa com Antirougeurs jour, emulsion  hydratante protectrice da Avène que tinha que combinar com a Eau thermale de Avène, que felizmente já tinha em casa. 




[ Antirougeurs jour, Emulsion  Hydratante Protectrice, da Avène ]




Para o meu tipo de pele, escolhi a que se adequa a peles sensíveis normais a mistas (há outro para peles secas) com um índice de proteção solar de SPF 20 . É um creme ligeiro, com toque esverdeado que desaparece quando o produto é absorvido pela pele. A densidade é perfeita para ser utilizado antes da maquilhagem. A tonalidade verde, ainda que pouco concentrada, serve para dissimular o vermelho e nota-se que a emulsão tem um toque irisado, quase imperceptível,  para dar luz específica a determinada zonas e assim "distrair" a vista da zona afectada.

A vermelhidão nas bochechas é conhecida como a "maldição dos celtas", que é uma coloração exagerada que aparece normalmente com as mudanças de temperatura, com as comidas picantes, quando há flutuações a nível emocional ou quando há exposição solar. 


Bondades desta emulsão:

  • Contém extrato de ruscus enriquecido;
  • Com 5% de água termal de Avène;
  • Sem perfume;
  • Hipoalergénico e nao comedogéneo.




O segredo da marca é incluir na sua formulação um extracto ultra concentrado de Ruscus (o mais alto do mercado) que tem efeitos comprovados na melhoria do retorno venoso. Sabemos que as vermelhidões do rostro estão relacionadas com um defeito de microcirculação cutânea e esta emulsão actua directamente sobre os capilares (dissimulando e protegendo) onde o rubor excessivo está instalado. Tenho que salientar que que o produto em si não é suficiente nos casos graves de couperose e rotura de capilares, mas ajuda a atenuar os seus sintomas. A ação do produto passa, portanto, por hidratar e diminuir o rubor permanente e/ou passageiro, e também atenuá-lo, através da estimulação da microcirculação.
Na fórmula, a marca inclui a sua imagem de marca, a água termal de Avène, que atenua rapidamente as sensações de calor e irritação focalizadas, assim como SPF que reduz a agressão diária de radiações UVB e UVA responsáveis pela fragilização dos pequenos vasos sanguíneos.  

 
No modo de aplicação deste creme, é-nos recomendado que depois pulverizemos a cara com água termal de Avène.


[ Eau Thermale, da Avène ] 




Bondades desta água:
  • É pura de manancial;
  • Hipoalergénico;
  • Sem perfume ou conservantes, nem qualquer outro tipo de aditivo.


Esta água é o produto estrela da marca e não podemos negar a sua efectividade. Ao aplicá-la na pele, refresca e calma instantaneamente. Emana de uma fonte mineralizada de forma natural e cuja composição permite o seu uso terapêutico. Tem propriedades benéficas medicinais para a saúde que são reconhecidas pelo mundo académico. Esta fonte encontra-se na localidade de Avène (sul de França), e a sua água natural tem baixo conteúdo mineral, caracterizando-se pela presença de cálcio, magnésio, bicarbonato e silicatos. Há uma estação termal de hidroterapia em Avène para o tratamento de doenças cutâneas e verificou-se uma melhoria a nível médico no estado das mesmas. 





Também está demonstrado que esta água termal tem propriedade anti radicais-livres, ou seja, reduz a oxidação produzida pelos raios UVA, assim como tem um efeito anti-inflamatório. Portanto, está provado que exerce melhoria na pele devido ao seu baixo índice de mineralização e à sua riqueza em silicatos naturais, que deixam sobre a pele como que uma película protectora. É eficaz no tratamento de dermatite atópica e seborreica, rosacea, eczemas, pós-operatório, picores, conjuntivite, queimaduras, irritação, couperose...
Igualmente, está indicada para calmar e refrescar a pele em casos menos sérios e mais quotidianos como sejam, após a depilação ou o barbear, o esforço físico ou como fixador da maquilhagem.




Tenho a dizer que, no meu caso o uso conjunto dos dois produtos diminuiu a vermelhidão e o desconforto que sentia na pele. A irritação cessou com o uso, e a aparência de queimadura desapareceu. A pele intolerante e descamativa foi progressivamente melhorando e tornou a estar suave e elástica.
Comento-vos também que sentia mais alivio quando pulverizava a água termal. A coloração diminuía mais rapidamente e a descamação que tinha nas pálpebras só admitia isto e nada mais. Com o tempo (e também porque o frio e o vento foram amainando...) a pele recuperou o seu equilíbrio e a sensação de desconforto cessou. 

Acho que este tipo de produtos também pode ser utilizado como tratamento preventivo; no meu caso continuei a utilizar a emulsão também após a vermelhidão em excesso ter desaparecido e não voltar a ser tão evidente. No caso da água termal, era algo que já utilizava habitualmente e era muito agradável em qualquer ocasião, e no Verão, nem digo mais, ajuda muito, quando se sente essa espécie de calor excessivo e indescritível na face!

A emulsão são 40 ml e custa aproximadamente 15 euros; a água termal tem um preço de mais ou menos 8 euros, 150 ml. Os dois produtos estão à venda em farmácias e parafarmácias. 

Não posso dizer que já não voltei a corar! Isso não seria sincero, só posso dizer que a coisa está mais controlada, mas há momentos (esses que envolvem algo emocional) em que não existe água ou creme que controlem o rubor...



Qual é a vossa opinião neste caso? Utilizam cosmética "terapêutica"?
Têm algum produto da Avène?



Beijinhos!
Até breve.





Sem comentários:

Enviar um comentário